sábado, 12 de novembro de 2011

SIGLAS DA TECNOLOGIA

SIGNIFICADO DE ALGUMAS SIGLAS


LED é uma sigla em inglês para light-emitting diode ou, em português, diodo emissor de luz. A sigla tornou-se comum por causa de uma nova geração de TVs, com iluminação LED. Em vez de uma luz branca que incide sobre a superfície da tela, os televisores LED têm um painel por trás da tela com milhares de luzes coloridas que acendem de forma independente. Isso proporciona uma qualidade extraordinária de imagem, com cores nítidas, além de preto e branco bem puros.

LCD significa Liquid Crystal Display, ou Tela de Cristal Líqüido. A tecnologia é usada em monitores de aparelhos eletrônicos como computadores, televisões (até 42 polegadas) e telefones celulares.
 CRT( Cathode Ray Tube) monitores, "Tubo de Raios Catódicos" . Tratam-se de dispositivos com funcionamento semelhante ao de uma TV.
USB, do inglês Universal Serial Bus, é uma tecnologia que tornou mais fácil a tarefa de conectar aparelhos e dispositivos periféricos ao computador (como teclados, mouse, modems, câmeras digitais) sem a necessidade de desligar/reiniciar o computador (“Plug and Play”) e com um formato diferenciado, universal, dispensando o uso de um tipo de conector específico para cada dispositivo.
MP3, é uma abreviação de MPEG Audio Layer-3. O "layer" poderia ser definido como o nível da evolução do esquema de codificação de áudio (codec): quanto maior, mais recente, e consequente redução da dimensão dos arquivos de som, mantendo ou melhorando a qualidade de áudio. Assim sendo, MP3 é a mesma coisa que MPEG-3, o MP3 faz parte do padrão MPEG (tanto MPEG-1 quanto MPEG-2) assim como MP1 e MP2.
CD = Compact Disc (Disco Compacto)
CD-ROM = Quando eh um CD de Software.
DVD = Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc (Disco Digital de Vídeo ou Disco Digital Versátil)
HD significa HARD DISK. Disco rígido, disco duro, no Brasil popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive.
HDTV A televisão de alta definição, também conhecida como HDTV, um acrônimo para o termo em língua inglesa high-definition television, é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significativamente superior à dos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL).
Full HD – Full High Definition – significa alta definição completa. É o formato de alta qualidade em 1080p, ou seja, 1080 linhas em progressive scan.
NTSC =National Television System(s) Committee Sistema de TV dos EUA e vários países da América Central e do Sul com excessão de Argentina e Brasil. PAL=Phase Alternate Line Sistema de TV usado em todos os países da Europa Ocidental com excessão da França
AVI é a abreviatura de "Audio Video Interleave" e trata-se de um formato encapsulador de áudio e vídeo criado pela Microsoft cuja extensão oficial é .avi. É um dos formatos mais populares no mundo, sendo nativamente reconhecido pela maioria das versões do Windows e por todos os leitores de DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário